domingo, 31 de julho de 2016

Nerds na história #002 Segunda Parte.


Pearl Harbor e a propaganda estadunidense na 2° Guerra Mundial.
Parte 2.

Fala galera Nerd estamos aqui em mais um Nerds na História e pra deixar bem claro tivemos mais uma reformulação na grade do Nerds na História, como assim? Calma, que não fecharemos o nosso canal nerd estudantil, porém, decidimos junto com o presidente Gilmar Gomes fazer um semanal de 2 conteúdos e não de 5 pelo fato de criarmos textos melhores e com mais riquezas nos conteúdos prestados a você meu caro leitor, no entanto,hoje faremos uma análise de como a União Soviética foi mais "fodástica" que os E.U.A na 2°Guerra, mas não por filmes e games e sim por números e no final darei uma conclusão sobre o tema prestado.

Primeiro temos que analisar quais foram os fatos que levaram os 2 países a 2° Guerra Mundial e entender que cada país teve  motivos diferentes  para esse cerco de carnificina. Partindo de uma linha de raciocínio, consigo exprimir que a União Soviética era um país de poucas relações com a economia de mercado individual (capitalismo) e que sua base era uma economia coletiva (comunismo-mas isso nunca aconteceu), mas isso deixava os capitalistas de cabelos em pé, ou seja, havia um incomodo generalizado de Hitler, mas Hitler tinha outras preocupações a primeira era derrotar a Inglaterra e a segunda era arrumar uma solução para deter os E.U.A, espera! Como os E.U.A que era um país neutro estava deixando o fuhrrer e o 3  reich  preocupados? Temos que entender que os E.U.A era um país que exportava tanques, alimentos,combustíveis, aviões, navios, armas e carros para os aliados que lutavam contra as forças do eixo , mas isso rendia uma grana lascada, no entanto se a Inglaterra perdesse para a Alemanha ocorreria um caos na economia americana, vish como a economia é importante em uma guerra, agora entende meu caro leitor como os fatos vai cruzando com os ganhos, aí entra o filme Pearl Harbor contando como os E.U.A entrou na guerra, era só um motivo que salvaria toda a economia americana.

No outro lado temos a União Soviética liderada pelo tirano Josef Stálin que para muitos estudiosos foi pior do que Hitler, é a História tem suas peculiaridades, e na época da 2°Guerra era um país desconhecido para muitos e que deixava uma pulga atrás da orelha de muitos líderes capitalistas, mas como esse país entrou na Guerra? Quando Hitler invadiu a Polônia em 1939 sabia que poderia comprar uma briga feia com a União Soviética pelo fato do leste europeu ser uma área de influência Soviética (até hoje os russos influenciam aquela região), mas o que ocorreu foi uma divisão de território e um acordo de não agressão entre os 2 países, aliás a União Soviética tinha acordos comerciais, exportando de ferro bruto a outros materiais, em junho de 1941, aconteceria o fato que desencadearia todo o rumo da guerra, a Alemanha invade a União Soviética quebrando o acordo entre Hitler e Stálin? Mas por que Hitler fez isso? Simples os E.U.A uma hora ou outra entraria nessa guerra e Hitler tinha que estar preparado, hum será que ele soube o que fez? tsc,tsc,tsc ele não soube.
Sabemos que Hitler perdeu a guerra pelo frio soviético de menos de 30 graus celsius e que mais de um milhão de soldados em menos de 3 meses morreriam pela geografia e clima local, mas a União Soviética perdeu mais de 30 milhões de civis números que nem se comparam as perdas americanas que foram entre 600 mil a 1 milhão de civis, mas como a União Soviética não é heroificada pelo cinema e pelos games? A União era uma economia planificada, ou seja, o estado sempre se intervia e os E.U.A é uma economia privada, isto é,uma economia onde todos devem lucrar e depois da 2° Guerra ocorreria a tal Guerra Fria que colocaria as 2°maiores potências em jogo de um xingar o outro, o resultado desse outro evento foi à vitória americana em 1991, fazendo com o lado vencedor controlasse os meios históricos, viu, a mídia vencedora controla à História de acordo o seu ponto de vista. Até o próximo post.

NerD FrienD's conteúdo Nerd de verdade!
Por: Leonardo Monteiro - Graduando em História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando seu comentário !