terça-feira, 7 de junho de 2016

NerD's na História #001


Crash Bandicoot na sala de aula.

Fala galera Nerd, hoje está começando o 1° Nerds na História, esse quadro terá como objetivo lembrar aos Otakus, Blogueiros , Nerds e Professores que gostam de games, filmes, animes e séries que todo esse vasto campo juvenil tem como aparato mostrar e relacionar com à História do mundo.

Hoje gostaria de falar de um jogo que foi praticamente jogado pela galera de 30 anos na década de 90, e aí o que você acha? Se você prestou atenção no título é claro que você vai saber é nada mais e nada menos que o grande Crash Bandicoot, mas espera como um jogo de vídeo - game criado pela Naughty Dog cujo seus produtores Andy Gavin e Jason Rubin que também são os donos da mesma, pode se relacionar com a História e à sala de aula?

Vamos lá, vamos colocar as informações na didática correta. Primeiro, o jogo foi criado no ano de 1996 pela Naughty Dog e como todo objeto tem um contexto histórico podemos relacionar com algumas idéias de que aconteceu nesse ano, em 1996 que console você tinha? Se você tem 30 anos e hoje na sua casa tem um PlayStation 4, você vai lembrar que tinha um PlayStation One, no entanto, além do console estar em alta no ano de 1996 o que mais acontece nesse singelo ano? Hum, os jogos olímpicos de 1996 na cidade de Atlanta, que movimento econômico o Brasil passara? A ascensão da Moeda Real, agora entende galera como você consegue usar um objeto que a galera curte dentro da História, veja quantos movimentos foram citados em apenas um trecho? Sim, foram 2 movimentos históricos a olimpíada de 1996 que foi sediada em Atlanta e a ascensão do Real no Brasil que fora à moeda criada por Fernando Henrique Cardoso na gestão Itamar Franco em 1993, no entanto, você pode pensar como o Real pode ter ajudado no meu cotidiano Nerd.


Hum, vejamos você sabe o que é uma inflação? Então, antes de 1994 o Brasil passara por grave crise de desemprego, altas elevadas dos produtos básicos e também de eletrônicos, viram eletrônicos! Isso envolve games, graças ao real fomos privilegiados com o controle dos preços permitindo o controle inflacionário resultando na maior demanda por games, sendo assim hoje é possível ter games graças ao controle monetário, se tivesse uma inflação como em 1993 de mais o menos 2000% ao ano, você que é de classe operária não teria como comprar pelo fato do aumento diário dos preços e isso envolvia os eletrônicos, mas então, falamos de contextos históricos ,mas como o Crash Bandicoot pode ser usado na sala de aula sem relacionar com outros contextos históricos que não tem nada haver com o universo do jogo? Galera, atualmente trabalho como professor no segmento de História e percebi que a molecada entre oito e doze anos tem certa dificuldade em querer se jogar no universo dos estudos e por isso me senti um pouco ofuscado e triste com a situação e atualmente tenho 22 anos e lembro que as aulas de História sempre foram atrativas para movimentar meu pensamento e conhecimento e isso me fez lembrar que no ano de 2003 o meu me dará um PlayStation One novinho em folha e na época custava uns R$ 500, 00 reais, e o salário mínimo no Brasil naquele ano era de R$ 240,00 reais, tá vendo, você Tinha que trabalhar 2 meses sem gastar para poder comprar, aliás, ainda faltaria R$ 20,00 reais, percebe que a economia influencia na nossa diversão, mas voltando com o jogo na sala de aula, eu tinha uma que dar uma aula sobre a China na antiguidade para os meninos do 6°ano e como moro em São Paulo, você já deve saber que o governador Geraldo Alckmin junto com secretaria de educação tem como material de aparato à APOSTILA, no entanto, em algumas vezes ela se torna limitada e uma das questões que ela problematizava é o fato da muralha chinesa!


Se você lembra essa muralha foi construída durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios (começou no ano 220 a.C com término no século XV, durante a Dinastia Ming). Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.

Mas como o Crash ainda se envolve com a Muralha Chinesa, então na sala foi pedido para os alunos colocar como resposta 5 cinco curiosidades da muralha e aí entra Crash Bandicoot 3, eu lembro que esse jogo fez parte da infância da galera de 30 anos, e como o jogo tinha várias fases sobre à muralha decidi por mim trazer o console e levar eles à sala de vídeo e deixei eles jogarem um pouco e foram percebendo as curiosidades a partir da notabilidade, no final os alunos adoraram e tipo um jogo conseguiu atrair vários jovens que não tem tanta seriedade com os estudos. 

Viu galera, como um jogo pode se relacionar com a História e à sala de aula. Então, até o próximo Nerds na História.


Por Leonardo Monteiro Silva, graduando em História.

Nerd FrienD's conteúdo NerD de verdade!

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