Nerd’s Na História - Um Natal sem balas.
Fala galera Nerd, o NerD’s na História estará nessas três semanas que antecede o ano de 2017 fazendo conteúdos especiais que envolvem a temática em relação ao final do ano. Sabemos esse ano foi um tanto complexo para as nossas vidas em conta de fatores “ocultos”, porém,devemos entender esse ano pode ser levado em consideração como um efeito injetor de inspiração para o ano que vem,mas como à História não tira férias e por isso ela deve entrar na temática de natal e ano novo?
Mas é claro que sim.Vamos começar pela temática do natal;lembra-se da Primeira Guerra Mundial (1914-1918)? Acredito que sim. Mas o que você lembra é do herdeiro do trono do império Austro-Húngaro, o Arquiduque Francisco Ferdinando morto por um estudante em 1914, na cidade Sarajevo-Atualmente é a capital da Bôsnia Herzegovina ,mas naquela época este país vivia sob domínio Austro - Húngaro e esse fato gerou à História da Primeira Guerra Mundial,no entanto, sabemos que essa guerra foi apenas um embate de potências capitalistas em pró de uma liderança econômica mundial. O que queremos saber onde o natal entra nesse fato histórico?
“Durante a I Guerra Mundial uma situação inesperada ocorreu durante o natal de 1914. Entre as trincheiras onde estavam combatendo soldados ingleses e alemães, localizadas na região de Ypres, na Bélgica, ocorreu uma trégua não oficial decretada pelos próprios soldados.”
Esse fato causou um estado de euforia perante as tropas alemães onde um frio congelante pairava sobre a cabeça daqueles franceses,ingleses e alemães:
“Soldados alemães decoraram suas trincheiras com motivos natalinos, entoaram cantigas alemãs utilizadas para celebrar a data e passaram a comemorar com os soldados ingleses. Durante seis dias houve um cessar-fogo.
Mais inusitada ainda foi a realização de uma partida de futebol na chamada “terra de ninguém”, área localizada entre as trincheiras, entre soldados ingleses e franceses. O natal e o futebol uniram durante alguns dias os inimigos de guerra. Após esse episódio, oficiais dos exércitos inimigos decidiram evitar as tréguas não oficiais.”
Depois de 6 dias,após o natal,as confraternizações e a famosa partida de futebol realizada na zona morta entre a França,Bélgica e Alemanha a resultou em um estado de respeito e fraternidade que ajudará futuramente o fim da guerra acontecer,mas para quem quiser saber mais sobre esse fato,sugiro que assistam ao filme Feliz Natal (Joyeux Noël) lançado em 1 de Dezembro de 2006 dirigido por Christian Carion e produzido em conjunto profissionais da Romênia, Reino Unido,França, Alemanha e Bélgica tem como objetivo explicara a situação eminente daquele contexto social em que um simples ato milenar pode gerar comoção em um grupo de pessoas flagelados pela guerra, até o próximo NerD’s na História.
Siga-nos em nossas redes sociais:
Texto: Leonardo Monteiro - Graduando em História
Edição: Gilmar Gomes
NerD FrienD's conteúdo Nerd de verdade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe deixando seu comentário !