quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

NerD's na História #19.


Nerd’s na História - O significado do natal.

Fala galera Nerd, hohohoho, feliz natal ! ​Estamos em mais um Nerd’s na História para poder explicar o significado do natal. Sabemos que o Natal é uma festa religiosa, mas com caráter comercial, onde mídias e lojas aproveitam-se da magia natalina para poder abocanhar alguns trocados (milhões); também sabemos que desenhos como X-men, Pokémon, séries como Chaves e filmes como Esqueceram de Mim usam essa época para poder referenciar o estado mágico em que as pessoas ficam, mas qual é o significado de natal? Bom,para mim deveria ser uma época onde as pessoas deveriam se unir e lutar por um mundo mais justo, aliás, isso deveria acontecer todo dia.


No entanto, a data tem origem:
“Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.”
A fonte mostra que o Natal foi construído em base da influência da igreja católica apostólica romana, mas o senso-comum alega que o nascimento de Jesus Cristo foi nesse dia, enfim, ainda não sabemos.

Outra pergunta que não cala o leitor, qual a origem do natal que tanto conhecemos?

Algumas fontes históricas alegam que a origem do bom velhinho surgiu em 280 D.C na região Da Turquia:

“O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.”


A conclusão que surge é o fato de uma figura espalhada ao longo dos anos em todo ocidente,mas outra pergunta que não cala o leitor, como o natal é comemorado no Japão? Bom,no dia 25 os japoneses não comemoram o Natal por serem influenciados pelo budismo e xintoísmo, mas a influência ocidental permitiu os japoneses usarem a data como um dia comum de trabalho, porém, alguns voluntários distribuem doces e presentinhos para as crianças japonesas.

O Interessante é pensar o Natal como um dia comemorativo,mas lembre-se que esse dia foi uma construção da igreja católica como método de controle social e atualmente as mídias aproveitam-se do controle social para simplesmente lucrar com isso.

Até o próximo Nerd’s na História e um Hohoohoho, feliz natal!


Siga-nos em nossas redes sociais:

Texto: Leonardo Monteiro - Graduando em História
Edição: Gilmar Gomes
NerD FrienD's conteúdo Nerd de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando seu comentário !