sábado, 11 de março de 2017

NerD's na História #028.


Nerd’s na História- Brazil Rock Moviment- O Rock Nacional Na Década de 80.

Quem nunca ouviu Engenheiros do Hawaii, Plebe Rude, Barão Vermelho,Legião Urbana, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens entre outros e ​não refletiu sobre o que é a crítica e a criação, se caso meu caro(a) leitor(a) não sabe, talvez tu não viveu ou não sabe sobre a década de 80, onde bandas usavam de argumentos românticos,críticos,cômicos e sociais sobre um Brasil que estava acabando de sair de uma ditadura e entrando para uma democracia.


Inspirados por movimentos Punk, New Wave e Reggae. ​Essas bandas usaram desses artifícios para criar um movimento que ajudaria trazer um Brasil ​que estava triste, desolado e sem futuro, um tipo de luz, que em outras palavras, traria a ideia de libertar as amarras do que foi uma ditadura, mas vem a pergunta por que o governo não reprimiu de maneira como aconteceu com Geraldo Vandre, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil?
A resposta é definida pelo contexto da Guerra Fria​, se analisarmos em um espaço geopolítico, ​iremos entender que o maior inimigo do capitalismo é o comunismo, ​e toda crítica ​voltada ao capitalismo ou algum tipo de governo mostraria que era necessário, naquele contexto usar da repressão.

No entanto,na década de 80, a URSS estava acabando ​por c crises no Partido Comunista.Usando essas análises, entendemos que não era mais necessário reprimir, e sim reabrir, mais crise inflacionária gerada pelos governos Médici,Geysel e Figueiredo ​traria um ar de desemprego e insatisfação. 
Por isso, as mídias como :gravadoras, rádios e televisão investiram altas quantias em torno desse movimento. O que vale ressaltar é o fato de que esse contexto ainda deixa saudades nos corações dos nossos pais e que essas atitudes trariam a oportunidade de desfrutarmos do que foi uma democracia.
Até a próxima!

Texto: Leonardo Monteiro - Graduando em História

Siga-nos em nossas redes sociais:
Edição: Gilmar Gomes
NerD FrienD's conteúdo Nerd de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando seu comentário !