terça-feira, 3 de janeiro de 2017

NerD's no Surf #001.


Nerd’s no Surf - O Início de Uma Trajetória.

Fala galera Nerd,sou eu Leonardo Monteiro historiador do NerD FrienD's e produtor do quadro Nerd’s na História e agora produtor do quadro NerD’s no Surf. Um quadro interativo que visa buscar os diversos temas sobre o surf nacional e internacional.
Acho que você meu caro leitor(a) deve estar se perguntando será que nesse post será mencionado a Brazilian Storm - os surfistas da tempestade​ brasileira?


Sim, irei falar, mas não nesse post. Para começo de conversa, sou um historiador que gosta de abordar certos temas a partir do início e não é justo iniciar esse quadro sem antes falar do início desse esportes dos Reis da Polinésia.
A história é ainda tema de estudo para muitos profissionais da História, mas desde que o homem lançou-se ao mar existem diversas hipóteses sobre o nascimento desse esporte, mas algumas fontes alegam que o início surgiu na Polinésia, e naquela época o surf era visto como um esporte de reis e o melhor surfista era considerado o chefe daquela tribo e ao mesmo tempo tinha direito as melhores pranchas, feita da melhor árvore. Ao mesmo as pessoas de classes mais baixas podiam ter acesso a esse esporte,mas com limitações as melhores pranchas e praias,mas caso demonstrasse maestria poderiam ter melhores acessos.

Outra discussão que vale ressaltar dos incas peruanos é o fato de alegarem que foram os iniciantes desse esporte,mas as poucas informações deixam claro que ainda é um tema que deve ser pesquisado,mas as indicações mostram que em torno de 4000 A.C,os incas iam até o mar para caçar e coletar seus peixes e ao mesmo faziam pranchas derivados do material da cana. Uma coisa é certa esse esporte surgiu no Oceano Pacífico.

O Havaí também não podeser deixado de lado pelo simples fato de ser o epicentro do surf mundial, fontes históricas alegam que o Havaí era terra dos melhores dominadores do surf e em torno de 1000 anos, os reis e pessoas das demais classes sociais usavam pranchas de 4 metros e eram chamadas de “olo”.

O ocidente só veio conhecer esse esporte em 1779, por vias do diário do tenente James King, na época que a Revolução Industrial e a colonização estava chegando a seu auge.


As informações da época falam que:
“[...]através dos diários do Tenente James King, que ia a bordo de uma expedição britânica, liderada pelo famoso Capitão Kook. James King fez uma referência ao que apelidava de "exótico passatempo" dos locais no Havai.
Rapidamente os europeus começaram a usar o Havai como ponto de paragem durante as travessias do Oceano Pacífico, o que levou em 1821 missionários Calvinistas da Grã Bretanha a chegarem ao Havai para impôr a sua religião e oprimir as ideologias das populações nativas. A prática do surf era vista por estes missionários como imprópria e a mesma foi banida, o que quase levou à extinção desta tradição havaiana.”
Esse fato mostra que o esporte teve suas repressões e a volta veio a partir da: “ Ressurreição da cultura do surf passou pelas mãos de dois homens:
George Freeth e Duke Kahanamoku. George foi um dos primeiros 'beach boys' de Waikiki, um grupo que ainda praticava o (na altura) raro desporto do surf. Freeth conheceu em 1907 um escritor americano, Jack London, que rapidamente ficou fascinado com o desporto. O escritor publicaria um artigo sobre esta prática e tornaria célebre George Freeth. George mudava-se de armas e bagagens para a Califórnia, onde demonstrava as suas habilidades em Venice Beach, onde ficou conhecido como o "homem que conseguia andar na água". É por isso justamente atribuído a Freeth o mérito de ter chamado a atenção dos americanos para o surf.

Mas quem levou o nome do surf um pouco por todo mundo foi Duke Kahanamoku, que em 1912, em representação dos Estados Unidos, ganhou várias medalhas nos Jogos Olímpicos de 1912 em Estocolmo. A partir desse momento, Duke viajou pelo mundo como embaixador havaiano, e espalhou o espírito Aloha por todo o mundo, apresentando o surf em países com a Austrália e a Nova Zelândia, que rapidamente abraçaram a modalidade. Um dos companheiros de Duke foi o californiano Tom Blake, também um dos pioneiros do surf, ao organizar o primeiro campeonato de surf do Pacífico, que ele próprio venceu.”

Obrigado. E nas próximas semanas falaremos mais sobre esse esporte.


Siga-nos em nossas redes sociais:
Texto: Leonardo Monteiro - Graduando em História
Edição: Gilmar Gomes
NerD FrienD's conteúdo Nerd de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando seu comentário !