sábado, 4 de fevereiro de 2017

NerD's na História #24.


Nerds Na História - O Choque De Duas Civilizações.
O choque de duas civilizações. O embate entre essas duas civilizações resultou nos comportamentos atuais que conhecemos.
Segundo o uruguaio e professor da Usp Enrique​ Peregalli​:
“Em 12 de outubro de 1492, os três navios espanhóis que partiram do continente europeu, comandados por Cristóvão Colombo, ancoraram numa ilha do Caribe, chamada São Salvador, começava um novo capítulo na História dos povos americanos, e se abria outra página sombria no livro das façanhas do capital mercantil, financiador daquela viagem, destinada originalmente à Índias Orientais”.
A abordagem em relação a esse assunto é de que o europeu teve com os povos americanos. A princípio, os europeus fizeram um reconhecimento territorial e algum tempo depois por motivos adquiridos na era feudal iniciaram o saqueamento das riquezas minerais e vegetais comportando aos povos nativos a submissão.

Esse choque resultou em mais de 300 anos de exploração permitindo a submissão do nosso continente perante as ideias européias.

Na prática, atualmente a América Latina possui uma força natural riquíssima, no entanto, qualquer tecnologia e ideia vem da Europa, Japão, China e EUA por não sofrerem a colonização exploratória permitiu-se o desenvolvimento econômico, social e tecnológico desses povos. Em números a América Latina possui uma população de 569 milhões sendo que 130 milhões de pessoas possui a informalidade no trabalho, isto é, não possuem direitos trabalhistas. Já na Europa ocorre o inverso, com uma população de 759 milhões, 95% dos trabalhadores possuem formalização em seus trabalhos.

Nota -se que as lacunas da colonização ainda permeia em nossas veias resultando em um esfacelamento social.
Um filme que aborda a temática em relação a submissão dos povos latino - americanos perante aos magnatas capitalistas é Diários de Motocicleta ​distribuído pela BD Filmes​, dirigido por Walter Salles ​e lançado no ano de 2003, ​conta à História do médico, guerrilheiro e revolucionário Ernesto Che Guevara e do biomédico Alberto Granado pela América do Sul. O filme mostra como os dois aventureiros exploraram as mazelas do continente sul americano é um filme crítico, biográfico e dramático.

A conclusão é que a América Latina só irá se libertar das mazelas sociais quando aprendermos quem somos. Até a próxima!

Texto: Leonardo Monteiro - Graduando em História

Siga-nos em nossas redes sociais:
Edição: Gilmar Gomes
NerD FrienD's conteúdo Nerd de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando seu comentário !