terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

NerD's na História #25.


Nerds Na História - Acima de Tudo, Raça. 
 O Nerds Na História irá relatar a raça que o corredor Jessie Owens teve em solo alemão, nas olimpíadas de 1936, nessa época o corredor teve a audácia de irritar Hitler e o ministro da propaganda Joseph Goebbels por motivos que a força nazista reprimia qualquer sucesso ou ascensão diferente do nazismo.


A olimpíada é o maior evento esportivo, ela reúne várias modalidades esportivas e é realizada de 2 em 2 anos dividindo com a Olímpia de verão e inverno, no entanto, países como EUA​, China, Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, Japão ​entre outros, usam dessa oportunidade para mostrar a força que tem ao mundo. Por esses motivos, em 1936, aconteceu a mesma situação, no entanto, vem pergunta, quem é Jessie​ Owens​? O que ele fez para irritar Hitler​ e Goebbels​? 
“Neto de escravos, originário do Alabama e sétimo filho de uma família de colhedores de algodão, Jesse Owens, então com 23 anos, foi a Berlim não para bater um, mas quatro recordes olímpicos: 100 e 200 metros rasos, revezamento de 400 metros e salto em distância. Nessa última modalidade, a vitória foi sobre o alemão Lutz Long” 
 Toda essa situação levou ao enfurecimento de Goebbels e Hitler que a princípio não desceram para cumprimentar o vencedor por motivos étnico -raciais que o nazismo não aceitava, aquela situação fez Hitler ficar seriamente humilhado pelo fato da prova dos 100m ser considerada a mais tradicional das olimpíadas e o fervor era a favor de Lutz Long ​por ser corredor alemão e figura da propaganda nazista, porém, ao acabar as olimpíadas Jessie Owens teve de voltar aos EUA e a sua situação não foi muito diferente de qualquer negro americano, veja as palavras dele:
 “Quando voltei de Berlim, continuei não podendo entrar pela porta da frente dos ônibus e continuei não podendo morar onde eu quisesse. Também não pude fazer publicidade de alcance nacional porque não seria aceito no Sul. Hitler não me cumprimentou, mas também não fui convidado para ir à Casa Branca receber os cumprimentos do presidente do meu país…”
 Mesmo com toda essa situação Owens mostraria ao mundo que não importa quem é você, mas sim a sua determinação perante as adversidades determina se tú perderás ou ganharás. Para quem quiser saber mais sobre essa história fica o filme Raça ​de Stephen Hopkins ​distribuído pela Diamond Films ​e lançado em 2016, conta a biografia da vida de Owens ​fazendo um versus com a situação na Alemanha Nazista ​e como foi o processo até conquistar a glória olímpica. Até a próxima.

Texto: Leonardo Monteiro - Graduando em História

Siga-nos em nossas redes sociais:
Edição: Gilmar Gomes
NerD FrienD's conteúdo Nerd de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe deixando seu comentário !